21102013 bolsa-estudoAlém de uma boa formação profissional e uma excelente estrutura, a Fema oferece programas de auxílio financeiro para seus alunos.

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema além de comprometida com a excelência em ensino superior se preocupa com seus alunos oferecendo diversas possibilidades de Bolsas de Estudo de maneira a oportunizar a realização do sonho da obtenção de um diploma. Certos de que muitos deles precisam ao longo do curso de um auxilio financeiro para concluir seus estudos; e também empenhada em oferecer aperfeiçoamento profissional e incentivo à pesquisa e ciência, a Fema conta atualmente com muitos Programas de Bolsas, mantidos com recursos próprios, em parceria com o CNPq, Governo Estadual, Governo Federal e empresas parceiras.

Segundo a assistente social da Fema, Luciana Barreto Fernandes, a Fema possui vários programas de Bolsas que atendem todos os alunos nas suas diversas modalidades, lembrando que os alunos podem solicitar e se beneficiar de apenas um dos Programas. "Cerca de 50% dos nossos alunos já possuem algum tipo de desconto, entre eles temos o Financiamento Estudantil – Fies, concedido por meio do Governo Federal, através do Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Fema, no qual o aluno pode financiar até 100% do valor da mensalidade. Representando uma grande oportunidade ao aluno, que pode ingressar na faculdade em janeiro de 2014, solicitar o financiamento e já estudar com este benefício do Governo Federal".

Além do Fies a Fema ainda oferece aos seus alunos a Bolsa Escola da Família, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo e que segundo a assistente social é uma iniciativa muito boa, pois tem um foco pedagógico. Neste Programa, segundo ela, o aluno desenvolve dois projetos e tem um desconto de 100% da mensalidade, dos quais 50% a Fema custeia e os outros 50% são promovidos pelo Governo Estadual. Este Programa está ligado ao Programa Escola da Família, que neste ano completou 10 anos de existência, onde estudantes do ensino superior desenvolvem atividades aos finais de semanas nas escolas da rede pública estadual e quando há convênio, nas municipais. Atualmente a Fema tem 165 alunos neste Programa e dentre os projetos pedagógicos, um é voltado a área acadêmica e outro relacionado ao que ele gosta de fazer, podendo atender atividades artísticas, esportivas e outras.

Alunos da Fundação também podem participar dos Programas de Iniciação Científica desenvolvidos na instituição, entre eles o PIC – Programa de Iniciação Científica gerido com recursos próprios da Fema, o PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, cujo coordenador é o Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto e que são promovidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Estas Bolsas contemplam alunos e professores inscritos anualmente e tem como objetivo fomentar a pesquisa científica e inovação tecnológica no espaço acadêmico. "Nós temos estes três Projetos que são coordenados pelo Prof. Alex Poletto, com uma média de 40 vagas e os alunos podem participar a partir do final do primeiro ano".

Luciana ainda lembra que a Fema mantém a Bolsa Estágio, uma bolsa interna que permite ao aluno integrar a prática na vida acadêmica. Esta Bolsa é oferecida com apoio de empresas parceiras da região, que oferecem oportunidade de estágio aos alunos realizam que em contrapartida recebem a Bolsa. "Este programa é muito bacana e hoje a Fema coloca muitos alunos no mercado de trabalho. Eles saem destas empresas com uma experiência muito grande para depois integrar o mercado de trabalho como profissionais. E dentro da Fema nós também temos oportunidades de estágio. Os alunos prestam serviços nos diversos setores da Fundação e também recebem a Bolsa. Nesta modalidade alunos desde o primeiro ano podem participar, pois são estágios de interesse curriculares, assim desde o primeiro ano os alunos podem se inscrever". Segundo a Assistente Social a divulgação das inscrições é realizada no site da Fema, por meio de cartazes na instituição e também por email enviado aos alunos, permitindo que todos participem.

A Fema ainda oferece a Bolsa Família, possível quando mais de uma pessoa da mesma família com parentesco de primeiro grau (pai, mãe, filho, irmãos e cônjuge) estuda na Fundação e sejam dependentes da mesma renda familiar. Neste caso eles podem solicitar já no início do ano, em janeiro, um desconto de 10% para cada um dos membros familiares, efetivado a partir de fevereiro e com duração de onze meses. Outro Programa que auxilia os alunos da Fema é o Bolsa Carência, voltado para alunos de baixa renda. Neste caso a assistente social visita a família e se o mesmo estiver dentro dos critérios estabelecidos recebe um desconto de 20% sobre o valor da mensalidade. "Neste Programa as inscrições ocorrem em duas etapas, uma janeiro para os veteranos e outra em maio para os calouros".

Os alunos também podem contar com a Bolsa Emergência, que segundo a assistente social funciona como um seguro desemprego "Quando o aluno ou o chefe de família perde o emprego ou no caso de morte do chefe da família, o aluno pode requerer esta ajuda para receber 20% de desconto, pelo período de quatro meses na mensalidade".

A Assistente Social da Fema ainda lembra que para ingressar e solicitar qualquer um dos Programas o aluno precisa já estar matriculado, "O aluno precisa estar regularmente matriculado, assim aqueles que ainda vão prestar vestibular precisam esperar até o início do ano que vem e estar devidamente matriculado, principalmente no Fies e no Bolsa Escola da Família. Apenas depois de matriculados eles podem se inscrever e solicitar o financiamento, no caso do Fies no site www.sisfiesportal.mec.gov.br e do Escola da família no endereço eletrônico www.escoladafamília.sp.gov.br".

Além destes existem mais Programas que são oferecidos pela Fema aos seus alunos, interessados podem obter outras informações diretamente na seção de Recursos Humanos/Benefícios no campus da Fema, pelo site www.fema.edu.br, onde os alunos também podem acompanhar as oportunidades de Estágio, ou ainda pelos telefones: 18 3302-1055 ramal 1061 ou 3302-1059.